Sistema EaD da e-Proinfo

sistema_ead_eproinfoO Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo é um programa criado pelo Ministério da Educação que tem como objetivo promover o uso da tecnologia da informação como ferramenta para enriquecer as práticas pedagógicas nas escolas de ensino fundamental e médio brasileiro.

Para tornar a prática eficiente, foi criada a ferramenta e-Proinfo, em sistema EaD, ou seja, modalidade de Ensino à Distância. Saiba mais sobre o sistema EaD da e-Proinfo. Sistema EaD da e-Proinfo – para professores: Através do sistema EaD da e-Proinfo os professores da rede pública de educação brasileira podem realizar cursos com outros professores para desenvolver e aprimorar seus conhecimentos sobre o programa.

Na prática, o sistema é um ambiente colaborativo de aprendizagem, onde os professores trocam experiências e seus conhecimentos.

Mesmo que o professor nunca tenha utilizado a Proinfo ele pode acessar o programa e receber treinamentos para se familiarizar com a proposta e aplica-la no dia a dia em sala de aula.

Como funcionam os cursos

Os cursos são planejados e montados de acordo com as parcerias firmadas entre o Ministério da Educação e entidades conveniadas, inclusive com as Secretarias de Educação.

Após a conclusão dos estudos é esperado que o professor se sinta mais motivado a repensar seu papel e desenvolver novas práticas de ensino que moldem e promovam melhorias na educação escolar.

O professor qualificado tem seus saberes aperfeiçoados, é mais valorizado e está preparado para ser agente ativo na comunidade, dentro de suas funções.

Além dos cursos destinados para as práticas dentro de sala de aula, existem outros destinados à elaboração de projetos. Esses são os chamados professores articulares de Tecnologias Educacionais e alguns exemplos de atividades são a TV Escola, Salas de Leitura, Biblioteca, Rádio e Laboratórios de Tecnologia Educacional.

O que está disponibilizado no sistema

Além do material de curso, o sistema e-Proinfo possui fóruns para conversação, biblioteca com material complementar, banco de projetos, notícias, ferramentas para tirar dúvidas, quadro de avisos, agenda e notícias, avaliações, questionários e estatísticas de atividades desenvolvidas.

É preciso ter login e senha para acessar a plataforma. Destaca-se, por fim, a flexibilidade e alta acessibilidade: por ser online, o conteúdo fica disponível em tempo real, vinte e quatro horas por dia e pode ser acessado de qualquer computador ou dispositivo que tenha acesso à Internet.