FTC EaD – problemas com certificados

ftcead_certificadoA Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana – FTC, assim como a CEBRED – Centro Brasileiro de Ensino à Distância oferecem cursos em modalidade EaD (educação à Distância) a estudantes de todo o Brasil. São oferecidos cursos tecnológicos, de nível superior e nível de pós-graduação.

A instituição de ensino foi criada em 1997 e já formou milhares de estudantes. Contudo, nos últimos anos muitos enfrentam dificuldades em conseguir a sua certificação e diploma, mesmo após a conclusão do curso. Entenda o que está acontecendo com os problemas dos diplomas dos alunos da FTC EaD. Reclamações dos alunos: Existem diversas reclamações dos alunos da instituição, entre financeiro e outras questões, contudo o maior foco é para ex-alunos que já terminaram seus cursos, colaram grau e não receberam ainda seus diplomas.

Alguns apontam que nem mesmo o histórico escolar e o certificado foi encaminhado para a unidade escolar presencial para retirada. Alguns alunos que se formaram há mais de três anos apontam que vários alunos já o receberam e eles não e outros que acabam de se formam sustentam as reclamações sobre a demora.

E o pior: não existe nenhum posicionamento da instituição para as reclamações e indagações, o que deixa os alunos ainda mais inseguros, já que merecem e precisam de uma resposta.

Mas o que está acontecendo?

Porque os diplomas não estão sendo emitidos?

Existem diversas possibilidades, que vão de responsabilidade da administração e adiante. Contudo, os certificados de conclusão e diplomas apenas podem ser emitidos com o reconhecimento do Ministério da Educação.

Para que o MEC autorize a emissão e graduação, reconhecendo assim o aluno como capacitado e formado, é preciso que haja a aprovação da grade curricular do curso perante o Ministério. Esses são os chamados cursos reconhecidos pelo MEC.

Investir em qualquer curso ou instituição que não seja reconhecida pelo MEC é desperdiçar tempo e dinheiro: a pessoa não receberá sua certificação, mesmo após a conclusão do curso.

A FTC é uma instituição que tem reconhecimento pelo MEC, contudo dentro de determinados períodos de tempo o próprio Ministério solicita novo credenciamento para eliminar instituições falsas ou que não sejam capacitadas.

Atualmente, a FTC está em fase de recredenciamento junto ao MEC, portanto os diplomas não podem ser emitidos, mesmo para os alunos já graduados.

Cursos EaD indisponíveis

Ao verificar quais os cursos em modalidade EaD da FTC é possível verificar que muitos estão sem informações. O motivo é o mesmo: é preciso aguardar a aprovação e reconhecimento do MEC para abertura de novas turmas.